[AsteriskBrasil] Fax com T38 em SIP TRUNK

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Segunda Junho 9 18:04:18 BRT 2008

Ricardo,

Ricardo Alves de Oliveira escreveu:
> Alguem já habilitou o t38 do asterisk 1.4 pra ver como funciona ??

Sim, já testei usando 2 ATAs com aparelhos de FAX como ramais de um
Asterisk e funcionou muito bem. Mas como faz muito tempo não lembro de
todos os detalhes.

Lembro vagamente que testei com o Siemens Speedstream 3610 e com o
UTStarcom iAN-02EX, este último funcionou melhor.

Nunca testei com operadora SIP por falta de oportunidade.

> eu tenho um trunk omni da gvt que suporta t38, e quero usar o
> passtrought para um spa 3102 ou um outro equipamento que aceite, so que
> estou com um problema
> quando habilito o t38 dá a impressao que o asterisk pensa que TODAS as
> ligacoes vao vir em t38 e jah negocia esse codec, ou acontece alguma
> coisa nesse sentido,,

Habilite um sip debug no peer do ATA e veja o que está acontecendo
realmente. Os debugs do Asterisk são bem intuitivos mas se tiver
dificuldade em interpretar envie para lista que alguém te ajuda.

> alguem aqui conseguiu fazer algo do genero ?  queria algo do tipo,,
> estou em uma chamada de voz, a pessoa pede o sinal do fax envio o sinal
> o ata negocia o t38 e envia...

É exatamente assim que funciona. O ATA detecta o sinal de FAX que está
ligado em sua porta e solicita um REINVITE para T.38.

  Leonardo