[AsteriskBrasil] Res: qualidade e formato do som

Alexandre Abreu alexandre.abreu em redt.com.br
Domingo Junho 22 20:53:26 BRT 2008

Menos mal. Nunca, jamais, use arquivos MP3 em seu PABX.
Só converta pra GSM se for realmente necessário, do contrário não há razão
pra isso.
Se você usa o 'chan_zap', ele não entende nada mais do que ALAW/ULAW.
Se você usa o 'chan_sip', talvez você queira converter pro formato (codec)
prioritário da sua terminação pra evitar transcodificação (geralmente G729).

O 'lame' converte de MP3 pra WAV. De WAV pra al/ul o SOX faz esse papel. De
WAV pra G729 o 'file convert' do CLI faz o papel, desde que você tenha o
codec devidamente instalado/licenciado.

--
Alexandre Abreu
RedT Telecom
http://www.redt.com.br

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Daniel
Victor
Enviada em: quarta-feira, 18 de junho de 2008 19:47
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] qualidade e formato do som

Converti um arquivo gravado em mp3 para gsm e o som nao ficou legal no
telefone.E como vou fazer uma serie de ligacoes simultaneas eu iria perder
em desempenho por causa da transcodificacao neh?

Daniel Victor

2008/6/18, Itamar - IspBrasil <itamar em ispbrasil.com.br>:
creio que gsm seja uma boa pedida.