[AsteriskBrasil] SIP Client mudo apenas em NAT.

Sebastiao Rocha sebastiaorocha em interlinksistemas.com.br
Terça Junho 24 17:03:09 BRT 2008

Leonardo, vc poderia ser mais especifico ?

Leonardo, voce poderia ser mais específico, pois os configs indicados por vc, aparentam ser para que usa o asterisk server em NAT, eu não estou usando nat aqui, uso ele em IP fixo, link dedicado.

Somente os SIP softphones e ATA estão usando nat, e estão em outra cidade.

----- Original Message -----
From: Leonardo Kamache (Gmail)
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Sent: Tuesday, June 24, 2008 4:25 PM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] SIP Client mudo apenas em NAT.

Boa tarde Sebastião;

No sip.conf vc também precisa configurar os parâmetros localnet, exterip e nat.

Abraços;

Leonardo Kamache

2008/6/24 Sebastiao Rocha <sebastiaorocha em interlinksistemas.com.br>:

  Olá pessoal, mais uma vez venho a vcs..

  Sou novo em * , e estou enfrentando o seguinte problema: tenho varios ramais SIP configurados no asterisk, todos estes ramais estão fora da minha rede local "Internet".

  Nos testes usei x-lite softphone, codec ulaw e alaw permitidos, tb testei com speex.

  Tudo ok --> nos sip clients cujo ip é publico "dialup" ou "static" tudo vai bem, o si client faz as ligações e consegue-se ter voz em ambas as direções.. "estabele conversão"
  200.x.x.x para 200.x.x.x

  Problema --> nos sip clients que estão sob NAT/ADSL Router/Wireless router, quando ligo para este client sip, consigo ter conversação... quando este client sip me liga, ouço ele, mas ele não me ouve. "one way voice"
  200.x.x.x para ADSL-500B -> 200.x.x.x -> 192.168.0.2

  Observações.

  * Meu asterisk está em IP publico, statico.  firewall eu desativel pra ver se estava segurando, mas não está.

  * Fiz port forward no router, nas portas "fiz nos IAXs tb mesmo sabendo que não é necessário"
      5060: SIP
      5036: IAX
      4659: IAX2
      10000 até 20000: Abri esta faixa.