[AsteriskBrasil] RES: RES: Fwd: Nat=Yes ou Nat=Route

Alexandre Abreu alexandre.abreu em redt.com.br
Segunda Junho 30 13:50:03 BRT 2008

Você perguntou sobre as opções e não sobre aplicação de cenário. ;-)
Se está atrás de NAT, use nat=yes. Sempre.

OBS.: Já tive problemas com alguns roteadores em relação ao trafego RTP
sendo "dropado" antes de chegar ao PAP2. Espero que esse não seja seu caso.
A solução foi simplesmente fazer um "bypass" do router.

--
Alexandre Abreu
RedT Telecom
http://www.redt.com.br

-----Mensagem original-----
De: Marcos Zara [mailto:marcosfzara em gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 30 de junho de 2008 13:40
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org; alexandre.abreu em redt.com.br
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] RES: Fwd: Nat=Yes ou Nat=Route

Alexandre, não ficou muito claro para mim ..
Tenho o seguinte cenário:

Servidor ASterisk ligado diretamente a um link de internet, com IP
verdaddeiro. Não há nenhuma especie de firewall ou nat entre o
asterisk e o link.

Cliente Voip usando LINKSYS PAP2 , através de um roteador conectado a
internet, esse roteador não esta com nenhuma porta aberta para o ATA..
O ATA pertence à rede junto com outros computadores, ou seja, possui
IP Falso e entrega seus pacotes no gateway 192.168.0.1 (que é o ip do
router).

Nesse cenário.. Oque eu devo usar para esse cliente?
NAT = Yes  ou NAT = ROUTE ????????

Muito Obrigado

Em 30/06/08, Alexandre Abreu<> escreveu:
> ; Global NAT settings  (Affects all peers and users)
> ; yes = Always ignore info and assume NAT
> ; no = Use NAT mode only according to RFC3581 (;rport)
> ; never = Never attempt NAT mode or RFC3581 support
> ; route = Assume NAT, don't send rport
> ; (work around more UNIDEN bugs)
>
> Yes: Assume como NAT e segue os tratamentos pertinentes (SIP rport/RTP
> simétrico).
> Route: Assume como NAT (RTP) mas não usa SIP rport (RFC3581) que é uma
> extensão definida para o protocolo SIP de sinalização simétrica. Ex.:
Recebo
> a sinalização de uma porta de origem X, armazeno no parâmetro 'rport', e
> minha transmissão SIP terá como destino a porta X (rport) (ao invés da
> padrão 5060).
>
> De fato, a documentação do Asterisk em relação a isso é precária.
> --
> Alexandre Abreu
> RedT Telecom
> http://www.redt.com.br