[AsteriskBrasil] Net Fone - Voip da NET e Embratel

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Março 5 10:41:04 BRT 2008

Ricardo Landim wrote:
> Só um pergunta galera... qual tecnologia a Embratel usa no Net Fone? É
> que na minha cidade não tem...

AFAIK, e' baseado em PacketCable, o protocolo de sinalizacao e' NCS, uma
variante de MGCP para cable.
Este tipo de solucao so pode ser oferecido em redes de cable modem, o
eMTA (o 'ata') tem que estar ligado diretamente na planta HFC da NET.
Vantagens que eu vejo:
Qualidade (deve ser igual a TDM, pois pode ter banda dedicada no proprio
cable modem <> CMTS0.
Redundancia 'embutida' (eMTAs podem ter bateria, e idem os sites dos
CMTS, enquanto ATAs sao geralmente ligados na sua casa em routers e
modems 'sem UPS' ?)

Desvantagens que eu vejo:
Estar preso a planta HFC
Nao poder usar seu proprio dispositivo VOIP