[AsteriskBrasil] RES: ASTERISK E VIRTUA

Rafael de Almeida Russon rafael em programmers.com.br
Terça Março 11 14:11:03 BRT 2008

Voce citou tunel criptografico...
Conheco VPN uso perfeito... a questao eh...
tem alguma forma de criptografar direto o client com o servidor?

Digo.. assim como o skype sai por https criptografado.. sera que tem jeito de fazer o sip sair criptografado ja pelo x-lite por exemplo? ou talvez outro softphone?

Alguem conseguiu entender .. ou estou viajando?
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] em Nome de Valter Buriti [suporte em compas.com.br]
Enviado: segunda-feira, 10 de março de 2008 23:08
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] ASTERISK E VIRTUA

Pessoal,

Depois de ler os relatos deste thread, resolvi postar
minhas experiencias em 9 links virtua em regioes dife
rentes de sao paulo, minha conclusao eh:

1o. Existem varios problemas de rotas entre links vir
    tua, experiencia vivida em 2 clientes meus que tem
    virtua na firma e um dos socios acessa servicos alo
    cados no servidor da empresa, q um outro nao conse
    gue nem pingar, qt mais acessar

2o. Existem rotas previlegiadas e tempo de latencia me
    nores em links virtua/embratel pra quem tem o tal de
    PME (voip/mgcp) da embratel.

3o. Aqui no escritorio nos temos dois links virtua um de
    2Mb IP Fixo (embratel/PME) e outro 4Mb IP dinamico da
    (net) e temos problemas de resolucao de nomes tem sites
    que um dos links responde nao existir, mas o outro car
    rega rapidinho, ja pedi varias vezes a solucao do proble
    ma apontando a solucao, mas ate agora nada de providen
    cias.

4o. Desde que instalamos o 1o. link de 4Mb estava acessando
    de maneira muito rapida tanto para logar qt para falar
    com um trixbox desde as versoes asterisk em home, de um mes
    pra ca nao consigo mais transmitir voz no link, eu me lo
    go mas a voz nao esta chegando em nenhuma das pontas, ape
    sar do CLI do asterisk sinalizar q tt a voz como o dtmf es
    estao corretos o som nao flui de nenhuma das partes

5o. Qd instalamos o segundo link em agosto passado conseguia
    mos falar entre eles sem problemas, mas no ultimo mes is
    so nao acontece mais.

6o. Nos ultimos 5 meses a virtua fez diversar alteracoes na re
    de, vcs devem ter percebido a falta de servicos em varias
    regioes de sao paulo, ficamos varios dias sem servico, sem
    pre a partir das 17hs e finais de semana, apesar do suporte
    do virtua e da embratel nao assumirem, mas o periodicidade
    dos problemas sempre em finais e inicio da semana, tah mais
    com jeito de re-estruturacao de servicos do q de problemas,
    no periodo de agosto passado ate este momento temos mais de
    20 chamados de assistencia tecnica e 13 ordens de servico
    atendidas por tecnicos aqui.

7a. Conexoes entre servicos * (speedy) e clientes virtua em al
    gumas regioes ainda eh possivel, o contrario ainda nao con
    seguimos.

Conclusao:

Devido a instabilidade (trafic shapper) de alguns provedores de
servicos speedy, virtua e telemar, evite oferecer servicos de
interligacao de centrais ou ramais em transito utilizando esses
links sem as devidas precaucoes, nao utilize esses links sem tu
mneis criptografados, se vc nao quer ver o seu servico parar
de funcionar de uma hora pra outra e nao ter explicacao pra dar
aos seus clientes.

[]'s a Todos!