[AsteriskBrasil] Gravação de todas as ligações

Thiago Pacheco thieva em gmail.com
Segunda Março 31 23:18:18 BRT 2008

Budah,

Tenho duas opções para vc gravar as ligações de entrada:

1 - Resolução Resumida:
Coloque dentro do arquivo /etc/asterisk/extensions_custom.conf um contexto
como abaixo :

[from-pstn-custom]
exten => _X.,1,Set(TIME=${STRFTIME(${EPOCH},GMT+3,%Y%m%d%H%M)}); Configura
formato de Data e Hora
exten => _X.,n,Set(ARQ=GravEntrada-${TIME}-${CALLERID(num)}-${EXTEN}-in.wav);
Configura nome do arquivo com data, numero de callerid e a extensão dest
exten => _X.,n,Mixmonitor(${ARQ})
exten => _X.,n,Goto(ext-did,${EXTEN},1)

Isso deve gravar as suas ligações de entrada que estiverem setadas para os
contextos from-pstn ou from-zaptel.

2 - Resolução extendida:

No arquivo zapata.conf vc tem que a placa Digium vai para o contexto
from-zaptel.
No arquivo extensions.conf ela te manda para o contexto from-pstn que tem
como includes:

include => from-pstn-custom
include => ext-did
include => ext-did-catchall
include => from-did-direct

Procure agora pelo contexto do segundo include o "ext-did" que esta no
arquivo /etc/asterisk/extensions_additional.conf. Analisando o formato desse
contexto você verá que todas as regras de entradas de ligaçÕes (Inbound
Routes) estão nesse contexto. O que vc tem a fazer é desviar o fluxo das
ligações antes que elas que cheguem nele.

Para isso vc cria o contexto [from-pstn-custom] no arquivo
extensions_custom.conf com as informações acima para efetuar a gravação.

Como estou com pressa não se foi possivel entender a ideia. =P

Se entendeu a ideia faça o mesmo com as regras de saida procurando pelos
contextos que o freepbx usa partido do contexto from-internal. Caso não
entendeu faço algo mais detalhado.

Abraços,

Thiago Pacheco