[AsteriskBrasil] Uso de Banda

Jair - FORSAITE jair em forsaite.com.br
Terça Maio 13 11:04:38 BRT 2008


Olá, Rafael!

Também sugiru que você use alguma ferramenta como o iptraf para criar suas próprias convicções a esse respeito, mas sobre o uso total a lógica é bastante simples, como você mesmo deve ter imaginado: o consumo da banda no se dá pelo tráfego dos pacotes de dados que carregam a voz convertida em formato digital pelo codec utilizado. Portanto, de forma simplificada, e considerando que seja usado o mesmo codec em todo o processo, quando você, de um lado da ligação, fala, são gerados os pacotes e enviados, por upload, para o outro lado. Usando seus números, seriam consumidos nesse momento 80Kpbs de sua banda de upload. Quando o seu interlocutor responde, são consumidos 80Kbps da sua banda de download. Basta você adaptar esse raciocínio à topologia das conexões e aos codecs utilizados em cada caso.

Por exemplo, se você estiver usando um ramal remoto, conectado externamente com o seu servidor de voz, e usar um provedor VoIP externo, configurado no seu servidor de voz para completar ligações para um PSTN, você estará gastando, ao falar, 80Kbps da banda de download do seu servidor com o ramal remoto, e, no mesmo processo (praticamente ao mesmo tempo), 80Kbps da banda de upload, para enviar os pacotes para o provedor VoIP. Quando o seu interlocutor responde, gasta-se o mesmo, só que no sentido inverso. Portanto, usando os números que você mencionou, nesse processo pode ser consumida uma banda total de 160Kpbs de download e de upload para manter o diálogo.

Considerando que o G.711 gasta, na prática, pouco mais de 100Kbps por canal, você teria aí um consumo simétrico de pouco mais de 200Kbps para cada conexão desse tipo. Por isso o G.729 é tão difundido entre as grandes operadoras, sendo que algumas, só trabalham com ele. Ele gasta em torno de 1/3 do G.711, mantendo a qualidade.


Um abraço,
Jair




From: Rafael Augusto 
Sent: Tuesday, May 13, 2008 9:40 AM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org 
Subject: [AsteriskBrasil] Uso de Banda


      Srs, a tempos tenho uma dúvida sobre o uso de banda no canal, usando o codec 711, é usado 64 Kbps, incluindos mais alguns bits no cabeçalho, chega a uns 80 kbps, mas essa banda trafega somente um lado da voz, ou os dois, origem e destino, ou seria 80 para um ponto e 80 para o outro ponto da conversa? Imagino a resposta, mas gostaria de algo mais explicativo, alguém pode me ajudar por favor.



      Abraços,



      Rafa Bond
     


--------------------------------------------------------------------------------
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento! 


--------------------------------------------------------------------------------


_______________________________________________
Compre uma camiseta da AsteriskBrasil.org!
            http://www.voipmania.com.br
                == VoIPMania.com.br ==

_______________________________________________
Lista de discussões AsteriskBrasil.org
AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org
http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil 


--------------------------------------------------------------------------------



No virus found in this incoming message.
Checked by AVG. 
Version: 8.0.100 / Virus Database: 269.23.16/1429 - Release Date: 12/05/2008 18:14


*** Reduza custos, com a estrutura que vamos projetar e implantar na sua empresa, contratando o melhor provedor para cada destino de suas ligações telefônicas. Projeto e orçamento grátis!
*** Visite www.forsaite.com.br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20080513/24f2049a/attachment.htm 


More information about the AsteriskBrasil mailing list