[AsteriskBrasil] Uso de banda em clientes SIP

Jair - FORSAITE jair em forsaite.com.br
Terça Maio 13 14:09:22 BRT 2008

Olá, Jefferson!

E isso que o Vinícius tá sendo otimista. Esperar 100% de disponibilidade de
banda em um link ADSL é pior do que acreditar em papai noel. Se o codec for
G.711 esse seu cliente deve estar tendo problemas sérios na qualidade da
comunicação. Do seu lado já está apertado com as 8 conexões em um link
garantido de 1Mb com esse codec.

Concordo com o Vinícius. Muda o codec para um que você possa usar e que
atenda ao padrão de qualidade desejado. Há diversas opções que você pode
testar, caso disponíveis no seu ambiente, para ver qual se adequa melhor
(G.729, GSM, iLBC, Speex, ...). Também sugiro que você avalie junto ao seu
cliente a utilização de um link garantido para uso do voip. Um call-center
funcionando sobre dois links ADSL não me parece muito adequado. Não sei o
nível de qualidade que o seu cliente consegue nesses links, mas a própria
natureza do ADSL é uma contraindicação para quem precisa de um link estável
e constante. Aqui na minha região, é muito comum a qualidade dos links ADSL
despencar nos horários de pico (final da manhã e meio da tarde). Nesses
horários o link oscila e a velocidade de transmissão cai muito. E é
justamente o horário mais usado para fins comerciais, inclusive por
call-centers.

Um abraço,
Jair