[AsteriskBrasil] RES: RES: Asterisk como monitor de maquinas na rede

Alberto Rodrigo alberto.rodrigo em fatecpr.edu.br
Quarta Maio 21 10:30:46 BRT 2008

Beleza Junior, deu certo!

Obrigado,

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Junior
Polegato - Asterisk
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] RES: Asterisk como monitor de maquinas na rede

Alberto Rodrigo escreveu:
> #!/bin/bash
>
> MAQUINA=192.168.0.123
> TEMPO=300
> CANAL=Zap/r1
> NUMERO=123456789
>
> while true; do
>   if ! ping -c 1 $MAQUINA > /dev/null; then
>     echo "Channel: $CANAL/$NUMERO" > /tmp/emergencia.call
>     echo "MaxRetries: 5" >> /tmp/emergencia.call
>     echo "RetryTime: 60" >> /tmp/emergencia.call
>     echo "WaitTime: 30" >> /tmp/emergencia.call
>     echo "Context: emergencia" >> /tmp/emergencia.call
>     echo "Extension: s" >> /tmp/emergencia.call
>     echo "Priority: 2" >> /tmp/emergencia.call
> [...]

Olá,

       No seu caso, crendo que esteja usando esse canal SIP da Vono,
deve ter uma "seção" no sip.conf que configura esse usuário, senha,
proxy sip, etc. Supondo que ele se chame "Vono":

CANAL=SIP
NUMERO=<celular>@Vono

       Esse script cria um arquivo ".call" num diretório temporário e o
move para o diretório "outgoing" do asterisk, o qual, ao detectar a
existência desse arquivo, "executa-o".

       Você pode salvá-lo em qualquer lugar, mas de preferência e
conveniência, seria em "/usr/local/bin" e dar permissão de execução
"chmod +x /usr/local/bin/monitor". Para rodá-lo em segundo plano, inclua
a linha abaixo no arquivo "/etc/rc.local", antes do "exit 0":

/usr/local/bin/monitor &

       Para iniciar manualmente, execute a linha de comando acima.

[]'s
           Junior Polegato