[AsteriskBrasil] Tom da Publica

Bernardo Vieira bvieira.lists em gmail.com
Quarta Maio 28 19:01:34 BRT 2008

Sidnei,
O diagrama abaixo mostra o que ocorre quando uma ligação dá ocupado em
MFC R2. Você precisa diagnosticar se o seu * nunca recebe o Busy, se
recebe e não interpreta direito (logo não manda o Clear forward) ou não
recebe o Clear back. Agora, o chato disso tudo é que existem muitas
variantes de MFC R2 e o sinal Busy pode ser uma variedade de sinais
difernetes, dependendo do que o switch de destino resolver mandar:

3	B-3	Subscriber's line busy
4	B-4	Congestion (after changeover from Group A to B)
5	B-5	Unallocated number

Caller                  Switch A      [MFC/R2 signaling]      Switch B
                 Called party

                               --- User w/o priority (II-11) --->
                               <----------------- Busy (B-33) ---
    <========= Busy tone ===   --- Clear forward --------------->
                               <------------- Clear back/idle ---
    --- On-hook ----------->
                               <------------ Idle -------------->

(http://www.soft-switch.org/unicall/mfcr2/ch02s02.html)

Agora esquece isso tudo aí em cima, acabei de prestar atenção no macro
que você mandou:

 > exten => s,2,Dial(Dgv/g3/${NUM},80,tTw)
 > exten => s,3,Goto(t-${DIALSTATUS},1)
 > exten => s-CONGESTION,1,Goto(s,2)
 > exten => s-BUSY,1,Goto(s,2)
 > exten => s-NOANSWER,1,Goto(s,20)
 > exten => s,20,Hangup

Se dá ocupado ou congistionado você disca novamente. Tem certeza que
você não está ouvindo tentativas repetidas de rediscagem?
Outra coisa, o mixmonitor não deveria ser iniciado depois da chamada
estabelecida? E finalmente, cadê o StopMixMonitor?

Tente assim:
[macro-dialpstn]
exten => s,1,Dial(Dgv/g3/${NUM},80,tTw)
exten => s,2,NoOp( Dial Status: ${DIALSTATUS})
exten => s,3,Goto(t-${DIALSTATUS},1)
exten => s-ANSWER,1,MixMonitor(...)
exten => s-ANSWER,2,StopMixMonitor()
exten => s-ANSWER,3,Goto(s,20)