[AsteriskBrasil] Envio de Fax X Cancelador de Eco

Reinaldo de Carvalho reinaldoc em gmail.com
Terça Novembro 4 13:55:06 BRST 2008

2008/11/4 Otávio Costa <otavioacosta em atriumtecnologia.com.br>:
> Pessoal, bom dia.
> Tenho um asterisk 1.4.22-rc5, 1 gateway FXO da Audiocodes MP-114 e um ata
> FXS Audiocodes MP202.
> Estou conseguindo enviar e receber fax normalmente entrando/saindo pela FXO
> e saindo/entrando pela FXS, porém com o Cancelador de ECO desabilitado,
> tanto do FXO quanto do FXS. Quando ligo o cancelador de eco (em qq uma das
> pontas), o fax não é enviado No entando, qnd ligo pra alguém a pessoa ouve
> muito eco.
> Alguém tem alguma dica pra melhorar isso?
> Será q se abaixar o volume no FXO melhora?
> [...]

Olá Otávio,

alguns devices suportam a ativação/desativação do cancelamento de eco
no extensions.conf, sendo possível não ativá-los para os número de
fax.

No caso da Digivoice, isto também é realizado para evitar o uso
desnecessário de processamento com cancelamento de eco, apesar
aumentar o trabalho na manutenção do extensions.conf

--
Reinaldo de Carvalho
http://korreio.sf.net