[AsteriskBrasil] RES: RES: Programação especial para URA

Flávio Bittencourt flaviobittencourt em uol.com.br
Terça Novembro 11 10:04:02 BRST 2008

MensagemBom dia Sylvio!!!

Obrigado pelas dicas... eu não cheguei a começar a fazer nada por falta de tempo, mas achei interessante sua sugestão.

Vai requer algumas pesquisas minhas.

Em forma de confissão, eu costumo fazer as programações do Asterisk tudo pelo FreePBX, inclusive a URA. Mas acredito que consiga me encontrar dentro do .conf referente à URA.

Muito obrigado!!! Assim que eu fizer darei o feedback!

Abraços

Flávio

  ----- Original Message -----
  From: Sylvio Carlos Jollenbeck
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Monday, November 10, 2008 8:18 PM
  Subject: [AsteriskBrasil] RES: RES: Programação especial para URA

  Pessoal,

                  Gosto de AGI, mas já pensou em usar AEL2 (Linguagem Nativa do Asterisk)? Flavio, eu faria da seguinte forma:

  Exemplo:

  MySQL:  tbl_sorteio

                  Id (Chave Primaria), código (Codigo com os 5 digitos), cliente (Nome ou referencia do cliente), mensagem (nome do arquivo de áudio).

  Obs:

  1.       O arquivo de áudio deve ser armazenado no diretório default do asterisk, caso não esteja, coloque o caminho completo no campo "mensagem";

  2.       Suponho que você saiba construir a URA, utilize o código abaixo dentro da opção em que o cliente tenha que digitar o código. Não se esqueça de tratar o ${EXTEN}

  Em AEL:

           MYSQL(Connect connid ${DBHOST} ${DBUSER} ${DBPASS} ${DBNAME});

           MYSQL(Query resultid ${connid} SELECT codigo\, mensagem FROM tbl_sorteio WHERE codigo=${EXTEN:X:X} );

           MYSQL(Fetch fetchid ${resultid} codigo mensagem);

           MYSQL(Clear ${fetchid});

           MYSQL(Clear ${selectid});

           MYSQL(Clear ${connid});

           MYSQL(Disconnect ${connid});

           if ("${codigo}"="${EXTEN:X:X}")

           {

                  NoOp(Blacklist: Reproduzir a mensagem associada ao código do cliente);

                  Playback(${mensagem}.gsm);

                  Wait(1);

                  Hangup;

           }

           else

           {

                  NoOp(Blacklist: Cliente não cadastrado);

                  Playback(invalid);

                  Wait(1);

                  Hangup;

           }

  Abs.

  Sylvio Carlos Jollenbeck

  sylvio.jollenbeck em sdrconsulting.com.br

  Rua. Eloiza Hideko Koba, 97 - Sala 02 - Nova Itapevi - Itapevi - São Paulo.

  Tel. +55 11 9984-2158

  Visite nossa página: http://www.sdrconsulting.com.br

  Economize, faça com quem sabe! Poupa tempo e dinheiro.

  Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o. Agradecemos sua cooperação.

  This message may contain confidential and/or privileged information. If you are not the addressee or authorized to receive this for the addressee, you must not use, copy, disclose or take any action based on this message or any information herein. If you have received this message in error, please advise the sender immediately by reply e-mail and delete this message. Thank you for your cooperation.