[AsteriskBrasil] RES: Problema do NAT

Alexandre Abreu alexandre.abreu em redt.com.br
Quarta Novembro 12 10:58:38 BRST 2008

Não me espanta o fato de você ainda estar lutando contra isso.
Por duas vezes fiz perguntas que são essenciais para ajudar nesse problema e
elas foram simplesmente ignoradas (vide histórico).
É um tópico complexo porque envolvem dispositivos de rede que podem ou não
podem funcionar do jeito que você quer.

--
Alexandre Abreu
RedT Telecom
http://www.redt.com.br

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Ricardo
Guedes de Carvalho
Enviada em: segunda-feira, 10 de novembro de 2008 10:41
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Problema do NAT

Bom dia a todos. Gostaria de pedir a ajuda de quem tiver testado e
conseguido realizar com sucesso o cenário que disponibilizo a seguir pela
figura.

Quero realizar a comunicação, com troca direta de media entre dois clientes,
que não estejam numa mesma LAN e estejam atrás de NAT. Ou seja, a media não
deve passar pelo servidor Voip.

Já li bastante a respeito de usar o protocolo STUN e também setar o campo
canreinvite=yes dos ramais, porém fiz alguns testes e não deu certo. Também
usei os mesmos codecs, para que a media não passe pelo servidor para ser
tratada. Porém não obtive exito.

Se alguém que já tenha conseguido ter sucesso nesse tipo de cenário puder me
ajudar ficerei grato, pois estou quebrando a cabeça a tempo já com esse
problema.

Att. Ricardo Guedes