[AsteriskBrasil] Usar codec g729 nos tunks e ulaw entre ramais

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Domingo Novembro 23 08:04:13 BRST 2008

Vanessa Sather escreveu:

> Então Daviramos.. o grande problema é esse, a conversão.. podemos
> perder qualidade e acho que fica um delay nesta.
> O esquema é os peers usar ambos condecs.. ou seja, qndo for sair pelo
> trunk da operadora sair com g729 e quando for ligações internas sair
> com ulaw.

Olá,

       E porque não usar tudo em G729? Mas uma opção seria colocar nos
ramais:

disallow=all
allow=alaw
allow=ulaw
allow=g729

       Assim ele negocia com a contraparte, creio eu, dando preferência
para alaw. Aí na configuração do SIP de saída deixe apenas g729 e no Dvg
apenas alaw. Aí monitora para ver se esta havendo a conformidade com
"sip show channels" e "sip (set) debug peer <rama>". Lembre-se que se
usar "canreinvite=yes" para não passar pelo Asterisk caso os dois pontos
finais tenham o mesmo codec, provavelmente vai ficar mudo.

[]'s
             Junior Polegato