[AsteriskBrasil] RES: Digium X DigiVoice X Khomp

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quarta Outubro 1 16:42:05 BRT 2008

Primeiro eu gostaria de cumprimentar a todos pelo EXCELENTE nível da discussão, num tópico que tinha tudo pra virar briga de torcida.

Realmente como eu tinha enfatizado, quais placas usar é questão de gosto. Uns simpatizam com a Digivoice, outros usam Khomp e outros (como eu) não largam a dupla Sangoma/Digium.

A "mágoa" que eu tenho com a Digivoice e a Khomp é o fato de irem pelo lado mais difícil, criando um channel driver proprietário ao invés de utilizar o Zaptel já existente. E não tem desculpa pra arquitetura do hardware ser diferente, a da Sangoma também era e ela criou o excelente Wanpipe, que nada mais é que um wrapper para o Zaptel. A Khomp além de criar um channel driver ainda não abre o código, o que gera dores de cabeça à mais. Verdade seja dita, o suporte de ambos os fabricantes é muito bom, são atenciosos, mas com a Sangoma e com a Digium eu nunca precisei de suporte.

Aproveitando, é bom saber que o pessoal está tendo experiências positivas com o OpenR2. Na minha opinião é aí que reside o futuro, e talvez Digivoice e Khomp no futuro precisarão criar seus wrappers para o Zaptel/DAHDI para se adequar melhor. Seria muito melhor pra quem mete a mão na massa (quem já precisou trocar uma placa Digium por uma Digivoice ou vice-versa sabe bem do que eu estou falando).

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Núcleo de Tecnologias Convergentes
Canall Tecnologia em Comunicações