[AsteriskBrasil] Envio de fax por E-mail

pruonckk em pruonckk.org pruonckk em pruonckk.org
Sexta Outubro 17 13:53:17 BRT 2008

Eu diria que o ideal seria fazer uma solução deste tipo.

Imagine o seguinte ambiente.

Host MX
Conta fax @ hostmx

Host Hylafax ou Asterisk

Voce manda uma mensagem através de uma conta previamente cadastrada (isso
se você for liberar para uso fora do teu ambiente de trabalho).

A mensagem é recebida no servidor mx, o servidor hylafax ou asterisk, vai
executar um script que pode ser php ou imap para ler e estripar a
mensagem, feito isso vai verificar se o endereço de email está liberado,
estando ele então vai verificar o subject, que no caso será nosso numero
de telefone para onde encaminhar o fax, o corpo da mensagem será a Folha
de rosto do fax, e caso haja anexos será encaminhado junto como segunda
pagina em diante.

No caso do hylafax é razoavelmente facil de se fazer isso, você ja tem até
modulos em perl que ja fazem o trabalho de enviar os dados para o hylafax,
teu unico trabalho seria realmente estripar a mensagem de email.

PS: Eu envio meus fax's através de interface web que manda para o hylafax
e o asterisk da o sinal para o hylafax (ligado atravez de iaxmodem)