[AsteriskBrasil] message: binding request

Ricardo Guedes de Carvalho rguedesdecarvalho em gmail.com
Segunda Outubro 20 15:31:10 BRST 2008

Boa tarde pessoal, estou com um grande poblema e não consigo resolver, peço
a ajuda de quem souber.
É o seguinte:

Estou tentando estabelecer uma chamada entre um cliente que está atrás de
NAT e um outro que esteja ou não ( de preferencia que esteja tbm atrás de
NAT). Alterei o canreinvite dos dois para yes e estou usando um servidor
STUN ( o stun.xten.com) para autenticação, para que assim, como pretendido,
eu possa estabelecer a chamada e que o fluxo de dados não passe pelo
servidor, fazendo a troca direta de informação de um cliente para outro.
Portanto este é o cenário pretendido.

Configurados os dois clientes num servidor voip, eles são registrados
normalmente ao ligar o softphone (obs: uso apenas de softphone). Adicionei o
servidor Stun no ramal de cada cliente no softphone. Assim quando tento
estabelecer uma chamada entre os dois clientes, o cliente q recebe a chamada
ao atende-la é cancelada.

Observei pelo wareshark que  após gerar as mensagens de INVITE e de ACK
OK200 uma mensagem é gerada várias vezes chamada binding request.

A chamada é cancelada assim que o cliente receptor à atenda.

Não sei o que pode ser. Peço a ajuda a todos, mesmo que seja para propor um
outro cenário para que a troca de informação de um cliente à outro, que
estejam atrás de NAT, não passe pelo servidor Voip.

Obrigado pela atenção!!!

Uma boa tarde a todos!

Ricardo Guedes