[AsteriskBrasil] Efetuar e receber ligações da PSTN

Samuel Peres samuel.peres em gmail.com
Terça Outubro 21 11:18:00 BRST 2008

Saudações a todos,

                Sou novo na lista e no asterisk, estou com alguns problemas
na implementação deste,  após pesquisar muito ainda não consegui resolver,
por isso me dirijo a vocês. Tenho uma placa Digium TE122 e estou enfrentando
dificuldades para fazer com que o asterisk se comunique com a PSTN. Tenho um
E1 da Telemar e estou usando a seguinte configuração no arquivo
/etc/zaptel.conf:

span=1,1,0,ccs,hdb3
fxsks=1-31
loadzone=br
defaultzone=br

Após executar "ztcfg -vvvvvvvv" vejo que teoricamente está tudo certo com a
configuração e o aplicativo "zttool" me diz que não está sendo gerado nenhum
alarme, definindo o status como "OK". Verificando o LED da placa vejo que
está verde, o que segundo o manual dessa placa significa que a mesma está
recebendo sinal, que está sincronizada, etc. Se eu ativo o "crc4" no
parâmetro "span" o zttool me mostra o alarme "Blue Recovering". Segue os
arquivos /etc/asterisk/{zapata.conf,sip.conf,extensions.conf} :

* zapata.conf
[channels]
language = br
usecallerid = yes
cidstart=polarity
cidsignalling=dtmf
hidecallerid = no
callwaiting = no
callwaitingcallerid = yes
restrictcid = no
usecallingpres = no
threewaycalling = yes
callreturn = yes
transfer = yes
cancallforward = yes
echocancelwhenbridged = yes
echocancel = yes
musiconhold = default
rxgain = 0.0
txgain = 0.0
overlapdial = no

; Digium TE122
group = 0
callgroup = 0
pickupgroup = 0
context = default
signalling = fxs_ks
channel => 1-31

* sip.conf
[general]
context=default
port=5060
bindaddr=200.x.x.x
srvlookup=yes
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
nat=yes

[1010]
type=friend
username=1010
callerid=1010
secret=teste123
host=dynamic
context=default

[1020]
type=friend
username=1020
callerid=1020
secret=teste123
host=dynamic
context=default

* extensions.conf
[general]
static=yes
writeprotect=no
autofallthrough=yes
clearglobalvars=no
priorityjumping=yes

[globals]
CONSOLE=Zap/1

[default]
; Ligações originadas da rede PSTN cai
; no ramal 1010
exten => s,1,Dial(SIP/1010,10,tT)
exten => s,2,Hangup

; Toda ligacao interna com 4 digitos eh redirecionado
; para os respectivos clientes SIP
exten => _XXXX,1,Dial(SIP/${EXTEN},20)
exten => _XXXX,2,Hangup

; Toda ligacao interna com 8 digitos eh criado o canal
; e a ligacao eh feita para a PSTN
exten => _XXXXXXXX,1,Dial(${CONSOLE}/${EXTEN},20)
exten => _XXXXXXXX,2,Hangup

;-----

Quando tento fazer uma ligação do ramal 1010 por exemplo vejo o seguinte no
CLI do asterisk:

Executing [35396468 em default:1] Dial("SIP/1010-006c70c0",
"Zap/1/35396468|20") in new stack
    -- Called 1/35396468
    -- Zap/1-1 answered SIP/1010-006c70c0

Simplesmente o telefone fica mudo, e quando coloco o telefone no gancho no
CLI vejo o seguinte:

-- Hungup 'Zap/1-1'

o que deve ser normal após finalizar uma ligação eu suponho.

Bom, da mesma forma que não consigo fazer ligações para PSTN, não consigo
receber também, só da sinal de ocupado e nos logs do asterisk não chega
nada.  Só as ligações entre os ramais SIP que funcionam, da PSTN nadinha.
Alguém poderia me dar uma luz?

Estou usando Debian-4.0 com kernel 2.6..25.9, asterisk-1.4.21.1 e
zaptel-1.4.12.1

Desde já agradeço a atenção de todos,

--
Samuel Peres