[AsteriskBrasil] RES: RES: RTPProxy

Alexandre Abreu alexandre.abreu em redt.com.br
Quarta Outubro 22 15:31:27 BRST 2008

Mas esses peers que estão ONE-WAY (sem port-forwarding) estão AMBOS com
nat=yes no Asterisk? O comportamento do Asterisk com 'nat=yes' deveria ser
de RTP simétrico para os dois casos e conseqüentemente funcionar. o RTPPROXY
não vai fazer milagre... vai esperar receber um pacote UDP de cada lado, e
repassar para IP:SOURCE do lado A (vindo de B) e depois IP:SOURCE do lado B
(vindo de A) - fazendo relay e intermediando a ligação (em caso de ambos
atrás de NAT).

No OpenSER você pode implementar o que bem entender, com ou sem
autenticação, com ou sem RTPPROXY, etc.

Você tá querendo solucionar alguns casos de NAT agregando uma entidade nova
e toda a sua complexidade (no caso OpenSER/RTPProxy). Me corrija aqui se eu
estiver errado, mas um nat=yes nesses clientes problemáticos resolveria o
problema.

O fato negativo é que os clientes necessáriamente passariam pelo servidor
com nat=yes.

Se você realmente quiser fazer um uso OTIMIZADO do RTP sugeriria a leitura
do 'Optimizing the use of RTP proxy' feito pela IPTel. Onde você poderia
fazer um tratamento baseado em algumas condições. Mas nesse caso entrariámos
num mundo novo e bem fora do escopo dessa lista.

Espero ter ajudado em alguma coisa nesse e-mail.
--
Alexandre Abreu
RedT Telecom