[AsteriskBrasil] configuração asterisk troca de media direta

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Outubro 27 15:10:48 BRST 2008

Ricardo Guedes de Carvalho escreveu:
> Bom dia pessoal!
> Gostaria de saber como configuro meu asterisk para que a troca de
> media entre dois ramais (obs: em lans diferentes, atrás de nat) seja
> feita diretamente sem que passe pelo servidor voip, ou seja de um
> ramal para o outro.
> Já li mto sobre o uso do servidor stun, até configurei dois ramais com
> o stun e funcionou, porém a media ainda passa pelo servidor.
> Creio que deva esxistir esse cenário, e algumas configurações básicas
> no servidor e no próprio ramal para isto.
> Se alguém puder me ajudar fico grato.

Olá,

       Primeiramente, ambas as pontas devem suportar pelo menos um codec
em comum, senão irá passar pelo servidor para traduzir de um codec para
outro. Segundo, precisa configurar "canreinvite=yes" no sip.conf. E
terceiro, se uma das pontas estiver atrás de nat pode ficar sem áudio,
sendo que se as duas pontas estiverem atrás de nat, a chance de ficar
sem áudio é quase certa.

[]'s
             Junior Polegato