[AsteriskBrasil] Interligar Asterisk E1 + PBX Digitro

André Luiz Dal Grande aldg5875 em tj.sc.gov.br
Quarta Outubro 29 19:31:57 BRST 2008

Prezado Daniel,

Temos um total de 125 Predios, destes temos 16 Digitros BXS-20. São centrais
de boa qualidade, porém a mautenção é muito cara quando dá e somente eles
(digitro) podem mexer. Na minha opinião, o único problema desta Central.

Destas 16, temos atualmente 8 com Asterisk Gateway na frente. Deixamos a
Digitro sem configuração. (ficou uma central burra). Todos os agrupamentos
de captura, categoria de ramal, ficou com asterisk.

As Centrais * estão instaladas a mais de um ano algumas....... e outras vão
ainda fazer um ano.

Usamos a Khomp de 2E1 - R2 Digital, que faz todo o trabalho pesado. Apesar
da central * ser gateway, a grande maioria tem ramais IPs também,  para
atender demandas diferenciadas. Temos Asterisk versão 1.4.20.1 com A2Billing
instalado, e a cada 5 minutos descarrega na Sede os bilhetes já tarifados.
Para fazer uso de ligações particular ou serviço, usam matricula e senha
(mini ura), integrado com LDAP.

A maquina....... pasmem, um Core 2 duo da empresa Positivo (micro estação de
trabalho),  com 1 Giga de memória. Por incrivel que pareça quenta o pau e
sobra máquina (pagamos em pregão R$ 1.500,00 por computador). Também tem 10
licenças de G729, para conversar com as outras centrais quando é rota de
menor custo, via link de dados MPLS entre as Comarcas.

Quanto a tranquilidade, não dá problema, salvo falta de energia eletrica por
longos periodos....que cai todo sistema, basta ligar novamente e tudo volta
a normalidade, vez ou outra, que quando volta o LDAP se perde, mas basta
parar e reiniciar o serviço e volta ao normal.

Nosso experiência com Digitro e Asterisk (gateway) é tranquila......

Valeu .......
André Luiz Dal Grande - (48) 32872270
Chefe de Divisão de Redes de Comunicação
Diretoria de Informática
Direção Geral Administrativa
Tribunal de Justiça de Santa Catarina