[AsteriskBrasil] QOS

Reinaldo de Carvalho reinaldoc em gmail.com
Segunda Setembro 8 13:38:09 BRT 2008

2008/9/8 Mario Evangelista da Silva Neto
<mario.evangelista-silva em serpro.gov.br>:
> QoS só é eficiente se for fim-a-fim e se colocado somente em um sentido na
> realidade nós teremos é contenção de tráfego.
>
> 	        							                                            Atenciosamente,
>                              							Mário Evangelista da S. Neto

Isto é uma visão demasiadamente simplista, prefiro compreender que QoS
faz-se necessário onde não há banda suficiente para atender a
necessidade de todas as aplicações. Sendo assim, certos tráfegos serão
"contidos".

Da rede "cliente" pode depreender que o link contratado terá sua taxa
máxima alcançável sempre que necessário. Assim você precisa de QoS, em
seu roteador, para garantir que o tráfego do VoIP seja preferencial,
impedindo que sofram perdas/atrasos. Para isso, você possui algumas
possibilidades, mas colocá-los para funcionar, depende do conhecimento
sobre cada roteador.

Você pode usar um uma disciplina de enfileiramento chamada PRIO
(Linux), ou Priority Queue/PQ ou Custom Queue/CQ no Cisco, e utilizar
classificadores para o tráfego do VoIP apontando para a fila de maior
prioridade. Também podes usar uma disciplina de enfileiramento com
classes, CBQ/HTB/HFSC (Linux) ou CBQ (cisco), para garantir uma
determinada taxa de transmissão (como 1Mbit) usando o mesmo
classificador.

--
Reinaldo de Carvalho
http://korreio.sf.net