[AsteriskBrasil] RES: RES: QOS

Jefferson Pizzolatti jeff em engeplus.com.br
Terça Setembro 9 10:28:38 BRT 2008

Sidnei,

Se o problema está na Wan, uma solução seria separar dados e voz, colocando
um Link para cada serviço.

Já passei por este problema com vários clientes Voip, que tentaram fazer de
tudo, inclusive QOS baseados em Linux e etc, e nada adiantou.

A separação foi a melhor solução e funciona.

Outra coisa a verificar é o seu Provedor Voip, ver se ele tem QOS in/out na
Rede dele, com
Equipamentos Dedicados (Hardware/Software - Packet Logic/Netenforce) a esta
finalidade e com reserva e priorização de tráfego.

Faça um teste simples de ping para o Ip do Provedor e veja os resultados em
termos de tempo de resposta e perdas de pacotes.

At,
Eng. Jefferson Pizzolatti
Engeplus Telecom