[AsteriskBrasil] 'Enquete' sobre um possível bug

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Quarta Setembro 24 14:54:36 BRT 2008

Senhores, estávamos conversando sobre a seguinte linha que aparece
repetidamente no /var/log/asterisk/messages:
[Sep 17 16:19:27] WARNING[1436] file.c: Unexpected control subclass '-1'

Algumas vezes acontece no 'channel.c', ao invés do 'file.c'.

Eu gostaria de contar com a ajuda de vocês para pesquisar se com vocês
isto ocorre e qual o cenário que vocês tem.

*****************
*****************
*****************
Portanto, se for responder essa thread
respondam as perguntas abaixo
(e não saiam colando logs aqui).
Muito obrigado pela atenção/colaboração.
*****************
*****************
*****************

Quando ocorre esse warning no asterisk **apenas um dos lados** da
ligação não escuta o outro.

***O meu cenário é assim
Digivoice (E1/R2 VB3030) --> asterisk --> queue (com ramais sip)

***Meu dialplan é:
1,Answer()
2,Queue(fila_atendimento,tT,,,30)
3,BackGround(vm-goodbye)
4,Congestion(10)
5,HangUp(0)

***Ocorrencia do problema
- O ramal_sip_1 (que está na fila_atendimento) atende a ligação e tudo
está normal. A transferencia que será feita não é 'blind transfer' é
atxfer.
- O ramal_sip_1 tenta transferir a ligação (atxfer) para o
ramal_sip_2. **Antes** do ramal_sip_2  atender o ramal_sip_1
desliga...
- Então o ramal_sip_2 atende a ligação, mas o ramal_sip_2 **NÃO
ESCUTA** o que o a pstn fala, mas a pstn escuta o ramal_sip_2.
- Se o ramal_sip_2 transferir a ligação para outro ramal_sip o audio
volta a existir normalmente.
- O codec usado aqui é ulaw em todos, e não existe nat entre asterisk
--> ramais_sip

***O que eu desejo de vocês são 3 coisas:
- O que eu descrevi acima acontece acontece com vocês? Tem como
testar? Se ocorrer diferente reportem passo a passo como eu fiz acima.
- Qual o cenário de vocês? (Placa de telefonia, codec nos clientes,
dialplan). Caso tenha como testar isso em um servidor com Placa digium
ou sem placa de telefonia seria ótimo.
- Postem o resultado do comando: cat /var/log/asterisk/messages | grep
"Unexpected control subclass '-1'" | wc -l

Após verificarem isso, se vocês estiverem dispostos a fazerem uns
testes por uns dias seria interessantíssimo. O teste consiste em
modificar as linhas do /etc/asterisk/features.conf para:

xfersound =
xferfailsound =
atxfermusicclass =

E então depois postarem se diminuiu a ocorrencia do:
cat /var/log/asterisk/messages | grep "Unexpected control subclass '-1'"

E se também diminuiu o 'ficar mudo', ou se apenas não aparece mais o
'-1', mas ainda acontecem casos de 'ficar mudo'

Muito obrigado!

--
Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."