[AsteriskBrasil] como funciona a transcodificação de codecs ?

Rafael Farias rfariasbsb em hotmail.com
Segunda Abril 6 08:57:04 BRT 2009

Tenho na minha empresa 10 ramais usando softphone x-lite que se conecta ao meu servidor asterisk local e esse servidor local  esta configurado em uma conta voip da vono.

Caso eu utilize o codec g729 eu vou ter que colocar o codec g729 no meu servidor asterisk e tb em cada softphone?

Ou o softphone se conecta no meu servidor asterisk local usando um codec padrao qualquer do x-lite e ele (servidor local) transcodifica o para codec g729 e em seguida conecta na minha conta vono?