[AsteriskBrasil] MX Para Domínios VOIP ??

João Claudio F. Andrade ppro em terra.com.br
Quarta Abril 8 01:33:09 BRT 2009

*SEGURANÇA*
Fazendo buscas na internet sobre segurança do allowguest, encontrei apenas
uma vulnerabilidades em versoes do asterisk anteriores a 1.2.27, reportada
em março de 2008.<http://downloads.digium.com/pub/security/AST-2008-003.pdf>
Não encontrei nada reportado até agora sobre problemas com as tecnologias
mencionadas que tornem inviavel o uso delas.

*DIFERENÇAS*
Uma explicação simples sobre a diferença entre DUNDi(ponto-a-ponto) e
ENUM(lista de numeros central) seria a diferença entre o seu numero na lista
telefonica(ENUM) e perguntar a um amigo o numero certo para a
ligação(DUNDi).
Me corrijam caso estiver errado, pelo que entendi o DUNDi funciona como um
DNS, voce no seu asterisk pode "hospedar" suas filiais e amigos para que em
uma consulta de terceiros VOCE responda onde eles estão.
Ja o ENUM a consulta é sempre feita em uma central.

*FUNCIONALIDADE*
Analizando os dois sistemas, caso voce esteja utilizando o DUNDI e esteja
hospedando as suas filiais na matriz, caso ela(a matriz) fique fora da
internet, em uma ligação para a filial nao será possivel rotear pois a
consulta de onde está o numero não retornará.
Ja com o ENUM, o funcionamento dependerá unica e exclusivamente da
disponibilidade dos servidores centrais.

*FUTURO*
Sabemos que sistemas centralizados como ENUM sao mais suscetíveis a ataques
do tipo terroristas que poderiam causar a parada geral do sistema.
Acredito que o DUNDi tenha um futuro mais promissor tendo em vista que a
escolha de quem irá prover o seu caminho DUNDi deve partir do usuario e ele
deve confiar na disponibilidade da estrutura que escolheu,
alem do que uma das barreiras das empresas poderia ser ter que deixar que um
unico orgao seja dono de todas as informações ao invez dela mesma gerenciar
os seus roteamentos.

Pesquisando ainda sobre DUNDi por curiosidade encontrei uma
mapa<http://dundi-br.iltc.br/view-map.php>publicado por eles que
mostra a ligação da estrutura DUNDi por algumas
empresas que quiseram que fossem publicadas.

Me desculpem se falei alguma bobagem, a especulação acima serve apenas para
que entendamos as diferenças entre as estruturas hoje existentes e saber
qual opção escolher, senão as duas.

--
Joao Claudio