[AsteriskBrasil] Ajuda NAT

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quinta Abril 30 09:31:38 BRT 2009

Otavio - Smart Computadores escreveu:

> Amigos, vê se alguém me da uma luz ....
>
> To com o * atrás de um firewall ... e quando uso algum ramal externo
> num vai NEM A PORRETE ....
>
> A comunicação de ring e outras funções básicas funciona ... porem a
> voz NÃO VAI ....( na rede interna vai que é uma beleza ) ....
>
> Já fiz o redirecionamento de TODAS as portas no meu firewall ficou assim:
>
> iptables -A INPUT -p UDP -i eth1 --dport 5060 -j ACCEPT
>
> iptables -A INPUT -p TCP -i eth1 --dport 5060 -j ACCEPT
>
> iptables -A INPUT -p UDP -i eth1 --dport 10000:20000 -j ACCEPT
>
> iptables -A INPUT -p UDP -i eth1 --dport 5060:5082 -j ACCEPT

> [...]

Olá,

As regras INPUT não fazem sentido, visto que você vai redirecionar e não
usar dentro do firewall estes pacotes. O protocolo TCP também não é
usado pelo asterisk, então pode ignorar esta regra. A regra onde
direciona a porta 5060 pode ser ignorada visto que está direcionando
abaixo a gama de 5060 a 5082, mas se usa apenas a porta 5060, direcione
apenas essa. A regra com MASQUERADE também não deve fazer sentido, visto
que já deve fazer um MASQUERADE geral para a rede. No sip.conf deve
definir o externip e localnet. Só para complementar, verifique no
rtp.conf se as portas são de 10000 a 20000 mesmo e se no sip.conf a
porta é 5060.

[]'s
Junior Polegato