[AsteriskBrasil] Res: interface asterisk

José Eduardo C. Mazolini eduardo_mazolini em yahoo.com
Quinta Agosto 13 01:11:40 BRT 2009

Falar de distro de asterisk é como falar de distro de linux, sempre da polémica, sempre envolve opinião pessoal e necessidades pessoais especificas.

O FreePBX é uma GUI web. Como a maioria das interfaces gráficas, em nome da facilidade de uso limita as possibilidades de configuração. Levando usuários mais avançados a ter que interagir com os arquivos de configuração originais.

O Meucci é uma distribuição mantida pela DigiVoice. O Meucci apesar de ser licença GNU exige que o usuário se conecte ao site da digivoice pra conseguir uma chave de licença. Não possui nenhum diferencial do FreePBX que se baseia a não ser a tradução para o português. A vantagem é o manual de seu produto em português, também o fato de ja ter os DRIVERS das placas DigiVoice.

AsteriskNow é a distribuição mantida pela Digium a empresa que desenvolve o Asterisk.
Porem o AsteriskNow esta em inglês, não possui uma comunidade de usuários ativos grande, foi feito pra ser um produto fechado, sem incentivos pra criação de “plug-insâ€. O grande objetivo da Digium é a venda do suporte pra este produto alem das placas já vendidas pra Asterisk.

Com o lançamento do Asterisk uma das primeiras distribuições a existir foi a asterisk em home ganhou muitos adeptos em todo o mundo e deve ter sido ou ainda é a mais usada no mundo.
O asterisk em home agora chamasse TrixBox. O trixbox tem diferentes versões:
Trixbox CE (community Edition)
Trixbox SE (Standard Edition) que era gratuita mas não livre. Agora esta como PRO SE.
Trixbox PRO que possui 4 (SE EE CCE UAE) diferentes níveis de facilidade e é paga.
O diferencial desta distribuição é a quantidade de material gerado pela suas comunidades. Nas versões PRO o software chamado HUD que é basicamente softphone e IM, alem de possuir maior interação com o Trixbox é o maior diferencial. O HUDlite esta presente versão CE.

O Elastix é minha escolha pessoal pois possui GUI em português e uma serie de outros aplicativos SL/CA além do já comum FreePBX e FlashOperationPanel.
Hylafax – Servidor de fax *****
Postfix – Servidor de e-mail **
OpenFire – Instant Messaging
RoundCube – WebMail
vTigerCRM – CRM
SugarCRM – CRM
A2Billing – CallingCard ***
Além de ser bem completo ele incentiva a criação de plug-ins.
Acho que tem muita coisa inutil e lamento não poder escolher se quero ou não instalar tudo isso.
Eu destaco entre os produtos acima o Hylafax com a interface feita pro elastix, acho que todos os outros deveriam ter o hylafax.
O PostFix que ajuda na conexão com servidores de e-mail que usam criptografia como o google.

O DISC-OS é uma distribuição mantida pela Intelbras, que viu seu mercado de PABX sumir e diversificou seu trabalho incluindo produção de hardwares pra asterisk pra sobreviver ao novo mercado.
Uma distro muito simples como seus antigos PABX, a unica que não usa FreePBX.
A grande vantagem deste trabalho é o áudio distribuído sobre licença “Creative Commonsâ€.
A nova versão melhorou questões de customização, agora existe sempre um contexto "custom" vinculado a um contexto do disc-os.
Pontos negativos do DISC-OS
- não tem hylafax (só o elastix tem)
- não tem billing
- não tem servidor de e-mail pra conexão com criptografia. (hoje todos os ips dynamicos estão em blacklists, pra mandar e-mail do seu asterisk muito provavelmente vai ter que usar uma conta de algum servidores pra fazer relay, todos os grandes usam criptografia.)

Gosto de pensar que existe uma solução original (não dependente do FreePBX) e ainda Brasileira.
Mas acho que o disc-os devia ser mantido de forma mais aberta pra desenvolvimento. Eu gostaria de poder contribuir com este projeto.

Eduardo Mazolini
(19) 9191-2705