[AsteriskBrasil] [OFF-TOPIC] - confiabilidade do asterisk

Ciro A. Toscano ciro em sntbsb.com.br
Segunda Agosto 24 12:59:17 BRT 2009

Senhores,

Houve uma época nessa lista que tínhamos discussões interessantíssimas
sobre o uso do Asterisk mundo afora.
E sempre o nosso amigo Cléviton como outros mais, traziam assuntos e
notícias muito interessantes como ainda faz o nosso Mentor Denis Galvão.

Eu li apenas por agora esta notícia, e algo me chamou muito a atenção:
(e lógico, quero dividir com vcs)

"Desenvolver em Asterisk não é uma tarefa simples. É uma plataforma
aberta mas que requisita trabalho dos desenvolvedores. Nós, mesmos
tivemos que modificar cerca de 30 mil linhas de código para transformar
o Asterisk numa solução confiável e comercial ", explica Paulo Vinicius
Novaes Soares, gerente de telecomunicações da Call Tecnologia, em
entrevista ao Convergência Digital.

Esta frase, é parte de uma entrevista dada a um site que posto o link
logo abaixo. (vale a pena ler na íntegra)

Eu vi muitos relatos de uso do Asterisk em Call Centers aki mesmo na
lista, e em utilização própria a mais de 3 anos e com tudo funcionando
perfeitamente, salvo um bug ou outro.

Assustei em considerar que deve-se fazer acertos em 30.000 linhas de
código (quem entende de linguagem C, sabe muito bem o que significa esse
número) para transformar o Asterisk em “confiável”. Todos nós
integradores de soluções VOIP baseada em Asterisk, estamos enganando
nossos clientes vendendo uma solução que não é confiável?
O que dizer da comunidade de desenvolvedores do asterisk?

Mas com essa declaração, e pela forma de licenciamento do Asterisk, não
deveria existir uma versão disponível e gratuita com essas alterações???
“isso realmente é uma pergunta, pois acho que estou enganado quanto ao
modo de licenciamento utilizado pela Digium”

Fiquei pensando na Digivoice, e na Intelbras, que mesmo não agradando a
todos (nem Jesus agradou a todos), dedicaram tempo e dinheiro com
distribuições gratuitas, e totalmente em português, que foram e são de
grande valia pra nossa comunidade, que tanto ralamos para “aportuguesar”
essa ferramenta que é o sustento de muitos profissionais que participam
dessa lista. (lembrei do esforço louvável Celso Fassoni também, e o
Denis certamente lembra dessa época obscura rsss). Ainda assim as únicas
alterações no código do Asterisk foram para adaptar o modo de “falar”,
com o patch do Celso (2006) que foram disponibilizadas de pronto para a
comunidade.

LINK DA MATERIA:
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoi
d=18204
<http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?info
id=18204&query=simple&search_by_authorname=all&search_by_field=tax&searc
h_by_keywords=any&search_by_priority=all&search_by_section=&search_by_st
ate=all&search_text_options=all&sid=8&text=extendvoip>
&query=simple&search_by_authorname=all&search_by_field=tax&search_by_key
words=any&search_by_priority=all&search_by_section=&search_by_state=all&
search_text_options=all&sid=8&text=extendvoip

Acho que seja um assunto a se considerar, e coloquei OFF-TOPIC apenas
para facilitar a deleção aos que não quiserem participar deste tópico,
mas não considero como OFF-TOPIC para a comunidade. Mas peço aos que não
tem muito o que falar sobre o assunto, para contribuir  em não
transformar esse tópico em flame, mas sintam-se a vontade em mandar em
private a mim.

Abraço

Ciro