[AsteriskBrasil] [OFF-TOPIC] - confiabilidade do asterisk

eder souza ederwander em yahoo.com.br
Segunda Agosto 24 15:07:06 BRT 2009


Olá Ciro sei como a comunidade penou para deixar o Asterisk "Estável" iniciei com o Asterisk em 2005, muitos problemas existiam na época hoje com certeza tudo esta mais fácil.
 
Tenho Asterisk Rodando em grandes call-centers com o dia-dia os problemas vao sendo resolvidos uma hora um bug aqui outro alí com paciencia e dedicação tudo vai sendo resolvido.
 
Mas tenho mudado muito a minha visão sobre o Asterisk mts aqui mesmo da Lista aprenderam como ele funciona sugaram tudo que podiam perguntado e sumiram do mapa, o povo da Cumunidade Asterisk anda desunido Asterisk 1.2 1.4 e 1.6 projetos andando de forma paralela um tentando arrumar problemas e melhorias que uma versão anterior deixou de suprir.
 
Asterisk não é uma Solução Trivial !!
 
Nestes anos de Caminhada o Asterisk pecou bastante ainda mais quando nos referimos na parte de desenvolvimetos, a única maneira de pegar eventos é com AMI uma bagunça danada sem padroes da forma que ele dispara os eventos sobre Socket, os systemas que eu tenho feito sobre Plataforma Asterisk (Ligações em realtime, sistema de presence em realtime, etc etc), são uma bagunça sem padroes que dao dores de cabeça constantes.
 
 
Não quero desmerecer o Asterisk ele foi revolucionário, atualmente estou testando o Freeswitch com um freeBSD 7.2 bem estável muito fácil de se desenvolver sistemas para callcenters com monitoramentos, systema de gerencias etc versao 1.0.10 e já esta com suporte total a R2 para o brazil, coisa que o Asterisk já deveria ter a muito tempo me lembro das gambiarras com UNICALL para o asterisk suportar o R2 isso foi uma vergonha...
 
 
Espero que o Freeswitch venha para que possamos olhar o Asterisk com outros olhos assim como estou hoje, sinceramente ele é tao novo e já tem tantas coisas tao mais fáceis e melhores q o Asterisk.
 
 
[]'s
 
 
Eng Eder de Souza

--- Em seg, 24/8/09, Ciro A. Toscano <ciro em sntbsb.com.br> escreveu:


De: Ciro A. Toscano <ciro em sntbsb.com.br>
Assunto: [AsteriskBrasil] [OFF-TOPIC] - confiabilidade do asterisk
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Data: Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009, 12:59








Senhores,
 
Houve uma época nessa lista que tínhamos discussões interessantíssimas sobre o uso do Asterisk mundo afora.
E sempre o nosso amigo Cléviton como outros mais, traziam assuntos e notícias muito interessantes como ainda faz o nosso Mentor Denis Galvão.
 
Eu li apenas por agora esta notícia, e algo me chamou muito a atenção: (e lógico, quero dividir com vcs)
 
"Desenvolver em Asterisk não é uma tarefa simples. É uma plataforma aberta mas que requisita trabalho dos desenvolvedores. Nós, mesmos tivemos que modificar cerca de 30 mil linhas de código para transformar o Asterisk numa solução confiável e comercial ", explica Paulo Vinicius Novaes Soares, gerente de telecomunicações da Call Tecnologia, em entrevista ao Convergência Digital.
 
Esta frase, é parte de uma entrevista dada a um site que posto o link logo abaixo. (vale a pena ler na íntegra)
 
Eu vi muitos relatos de uso do Asterisk em Call Centers aki mesmo na lista, e em utilização própria a mais de 3 anos e com tudo funcionando perfeitamente, salvo um bug ou outro.
 
Assustei em considerar que deve-se fazer acertos em 30.000 linhas de código (quem entende de linguagem C, sabe muito bem o que significa esse número) para transformar o Asterisk em “confiável”. Todos nós integradores de soluções VOIP baseada em Asterisk, estamos enganando nossos clientes vendendo uma solução que não é confiável?
O que dizer da comunidade de desenvolvedores do asterisk?
 
Mas com essa declaração, e pela forma de licenciamento do Asterisk, não deveria existir uma versão disponível e gratuita com essas alterações??? “isso realmente é uma pergunta, pois acho que estou enganado quanto ao modo de licenciamento utilizado pela Digium”
 
Fiquei pensando na Digivoice, e na Intelbras, que mesmo não agradando a todos (nem Jesus agradou a todos), dedicaram tempo e dinheiro com distribuições gratuitas, e totalmente em português, que foram e são de grande valia pra nossa comunidade, que tanto ralamos para “aportuguesar” essa ferramenta que é o sustento de muitos profissionais que participam dessa lista. (lembrei do esforço louvável Celso Fassoni também, e o Denis certamente lembra dessa época obscura rsss). Ainda assim as únicas alterações no código do Asterisk foram para adaptar o modo de “falar”, com o patch do Celso (2006) que foram disponibilizadas de pronto para a comunidade.
 
LINK DA MATERIA: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18204&query=simple&search_by_authorname=all&search_by_field=tax&search_by_keywords=any&search_by_priority=all&search_by_section=&search_by_state=all&search_text_options=all&sid=8&text=extendvoip
 
Acho que seja um assunto a se considerar, e coloquei OFF-TOPIC apenas para facilitar a deleção aos que não quiserem participar deste tópico, mas não considero como OFF-TOPIC para a comunidade. Mas peço aos que não tem muito o que falar sobre o assunto, para contribuir  em não transformar esse tópico em flame, mas sintam-se a vontade em mandar em private a mim.
 
Abraço
 
Ciro
 
 
-----Anexo incorporado-----



_______________________________________________
Participe do IV Encontro VoIPCenter, 16 a 18 de setembro - São Paulo.
VoIP, Asterisk e Convergência de Redes.
http://www.encontrovoipcenter.com.br

Compre uma camiseta da AsteriskBrasil.org!
http://www.voipmania.com.br

Acesse o canal IRC de discussão sobre Asterisk em Português Brasileiro na rede Freenode.net: #asterisk-br
_______________________________________________
Lista de discussões AsteriskBrasil.org
AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org
http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil

__________________________________________________
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 
-------------- Prxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20090824/6c26ca56/attachment-0001.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discusso AsteriskBrasil