[AsteriskBrasil] Banco de Canais CIANET com E1 Digivoice

alexandre - aldeia digital alepaes em ad2.com.br
Quarta Dezembro 2 15:53:58 BRST 2009

Vinícius,

Você deve observar que há muito mais coisas envolvidas nisso.
Os hardwares de Digium, Digivoice e Sangoma, por exemplo, são todos
completamente diferentes um do outro.
A Sangoma era a única que tinha (tem?) SS7. E aí se o DAHDI não suportar
isso ??? Dane-se... não use SS7 no asterisk...
A engenharia das placas da Digium caminhou junto com o driver. E esse,
beneficiou o hardware deles em específico, IMHO. E antigamente era
latente a qualidade superior da Sangoma e Voicetronix, por exemplo,
sobre as placas da Digium (TE110 alguém lembra ??? ).

O que já ví é uma pilha de comentários de desenvolvedores hardcore de
fora da Digium mostrando que o código do asterisk é uma bagunceira só, o
que dificulta demais o desenvolvimento, principalmente de hardwares. E
qual a desculpa para isso? "Fornecemos a jóia do asterisk na faixa e
vocês reclamam ???" :/

O próprio Nenad Corbic, engenheiro-chefe da Sangoma reclamou disso aqui
no Brasil no Estação VoIP em 2006 e o Mark Spencer caladinho...

Outro história: a briga do Seve Underwood com a idéia do Unicall era
válida: criar uma camada de abstração para que drivers pudessem
deselvolvidos para Unicall, e não para o foco da Digium. O cara foi
detonadíssimo por todos os caciques do devel.

Antes que me joguem pedras: faz anos que o Asterisk me dá muitas
felicidades. Mas nem por isso acho que a Digium é a empresa fofinha que
todo mundo acha que é. :P

Abraço,

Alexandre
Aldeia Digital

P.S.: Só para lembrar, foi a Sangoma que patrocinou o OpenR2 e tornou
plausível a utilização desse atráves do Zaptel e DAHDI... ;)