[AsteriskBrasil] dar um aviso

Gabriel Ortiz Lour ortiz.admin em gmail.com
Terça Dezembro 8 14:47:07 BRST 2009

O meu extensions esta bem complexo para dar de exemplo aqui, mas funciona
assim:

Tem uma macro principal que liga para os ramais, e nela quando da ocupado
(ou nao atende) cai em uma URA que diz "tecle 1 para ativar a rechamada
automatica"
Se digitar 1 eu coloco no astDB rediscagem/${RAMALOCUPADO} =
${CALLERID(num)}

OK, rechamada agendada,

Na mesma macro de discagem para os ramais, na extsensao "h" (e nas outras
extensoes "h" que couberem) eu envio para uma macro comum que verifica se os
telefones que acabaram de desligar tem alguma rechamada agendada no astDB
(DB_EXIST...), se houver, apos tratar os dados do astDB cria um call file e
move-o para a pasta outgoing:

; Cria o arquivo call
exten => s,n,System(echo Channel: SIP/${origemNum} >
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo CallerID: Rechamada ${destino} >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo MaxRetries: 2 >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo RetryTime: 10 >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo WaitTime: 40 >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo Context: ramais-internos >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo Extension: ${destino} >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo Priority: 1 >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo Setvar: rediscagemNumero=${origemNum} >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(echo Setvar: rediscagemNome=${origemNome} >>
/var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino})
exten => s,n,System(mv /var/spool/asterisk/call-${origem}-${destino}
/var/spool/asterisk/outgoing/)

Os 2 Setvar no final do callfile servem para ajustar o CallerID no dialplan
na hora de executar a rechamada. Lembro que o callfile tem que ser MOVIDO
para a pasta outgoing, se criar direto la nao da certo.

Att,
Gabriel Ortiz