[AsteriskBrasil] linhas analógicas travando

José Augusto Dalgut Junior dalgut.junior em gmail.com
Quarta Dezembro 9 17:44:14 BRST 2009

Caros colegas,

 Não sei se ainda é de interesse esse assunto, mas eu sofri um monte com
esse problema e percebi que várias pessoas relatam aqui na lista problemas
semelhantes com travamento de ligações em linhas analógicas.

 Bem, há aproximadamente 1 mês eu alterei algumas configurações, e desde
então não tive mais o problema das linhas ficando presas. Dessa forma vou
relatar aqui o que eu fiz a quem interessar.

 O assunto fica em aberto para os comentários necessários, e é óbvio, caso
eu tenha esquecido alguma coisa.

Cenário:
Debian Lenny 2.6.26-1-686
asterisk 1.6.1.6
libpri 1.4.10.1
asterisk-addons-1.6.1.1
dahdi-linux-complete-2.2.0.2+2.2.0

Hardware
astribank com 24 fxs e 8 fxo
placa de troncos analógicos com 4 fxo Digium

Tenho 4 linhas analógicas chegando na placa e 1 linha chegando no Astribank.

Configurações alteradas:

/etc/asterisk/chan_dahdi.conf
language=br
busydetect=yes               => serve para ativar a deteção de ocupado
busycount=3                   => a amostragem de dados para assumir como
verdadeiro o tom de ocupado
busypattern=250,250       => o intervalo de repetição de tom de ocupado no
padrão Brasileiro (por default o asterisk assum 500 ms)
hanguponpolarityswitch=yes => avalia a inversão de polaridade na linha para
determinar que o telefone foi "colocado no gancho"
callprogress=yes
progzone=br

/etc/asterisk/indications.conf
country=br