[AsteriskBrasil] Melhores Praticas de Segurança para Asterisk

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Segunda Dezembro 14 08:11:20 BRST 2009

Na parte de iptables, não permita nenhuma conexão exceto para as portas 5060 UDP e 10000-20000 UDP. E mesmo essas conexões, permita somente a partir de onde é necessário. Por exemplo, nos meus servidores, eu só permito essas conexões a partir de IPs do Brasil, adicionando exceções a outros países conforme o cliente solicitar.

Em relação ao Asterisk, certifique-se que no sip.conf o contexto padrão (definido na seção general) não permita nenhuma ligação que possa gerar um custo para você.

E não necessariamente sobre a sua dúvida, mas em relação ao Speedy, utilizar esse tipo de conexão assimétrica (diferentes taxas de download/upload) é uma péssima idéia. Lembre-se que VoIP é bidirecional. O ideal é utilizar um link empresarial, simétrico, e preferencialmente com 100% de garantia de banda. O Speedy deve garantir 10%, se garantir isso.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP