[AsteriskBrasil] Jeito prático de filiais antigas alcançarem novas filiais

Ricardo sholmesbr em gmail.com
Terça Dezembro 15 16:51:18 BRST 2009

Olá Pessoal,

Suponha que voce tenha 20 filiais com um servidor Asterisk em cada e que os
servidor falem entre si por IAX.

Suponha um plano de númeração sendo que cada filial tem um prefixo do tipo:

900 XXXX
901 XXXX
919 XXXX

XXXX: ramal

Está tudo funcionando beleza. Agora 6 novas filiais entrarão na rede, com
prefixo de 920 XXXX a 925 XXXX.

Como fazer que as filiais antigas saibam encaminhar chamadas para estes
prefixos, mas de uma forma que eu NÃO tenha que entrar nos 20 servidores e
alterar o iax.conf e o extensions.conf na mão.

Pensei em algo do tipo centralizar a configuração em um banco de dados
central e as filiais usar esse BD para subir essas configurações, mas não
sei se é a melhor solução. Não quero ter um ponto único de falha.

Pensei tambem em utilizar o dundi, mas dessa forma eu não teria um trunk IAX
entre os Asterisk né? Me interessa a criação desse trunk.

Alguem tem alguma ideia, ou já implementou algo parecido para trocarmos
experiencia?

A questão é que agora são 6 novas filiais, daqui a pouco são mais outros, e
depois mais outras... quero evitar ter que acessar filial por filial, o que
a medida que a rede vai crescendo irá tomar mais tempo.

Obrigado desde já
Ric