[AsteriskBrasil] Jeito prático de filiais antigas alcançarem novas filiais

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Dezembro 15 17:02:37 BRST 2009

Sempre que uma grande quantia de trabalho braçal é requerida, pode ter certeza que existe uma maneira mais fácil e higiênica de se fazer isso. Não é diferente do teu problema. A solução se chama DUNDi.

O DUNDi funciona de uma maneira parecida com o DNS, mas é distribuído (p2p) ao invés de centralizado e hierárquico como o DNS. Isso significa que não existe um servidor central que caso pare de operar derrubará todo o sistema.

Basicamente o que se faz é configurar as máquinas com trunks IAX2 que vão fazer as chamadas entre elas, e mapear (publicar) no DUNDi as extens que você quer que sejam acessíveis para as outras máquinas.

Esse assunto do DUNDi parece ser complexo mas no final das contas é simples e vai te poupar muito tempo. Dê uma pesquisada, tanto no Google quanto no voip-info.org e poste as suas dúvidas mais específicas.

O principal você já sabe: o nome da ferramenta que resolve o teu problema! :)

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP