[AsteriskBrasil] Toque diferente para ramal já em ligação

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Dezembro 22 12:44:00 BRST 2009

Nunca precisei fazer nada parecido, então é possível que eu esteja falando bobagem ou que exista uma maneira muito mais fácil de se fazer isso. Mas o que eu faria no teu caso é o seguinte:

1) Através do dialplan, checar se o ramal a ser chamado já está ocupado. Uma maneira seria através do ChanIsAvail():

exten => 200,1,ChanIsAvail(SIP/200,s)
exten => 200,n,NoOp(AVAILSTATUS = ${AVAILSTATUS})

Com a opção s, o ChanIsAvail vai considerar o canal de destino indisponível se ele estiver em uso e definir a variável ${AVAILSTATUS} adequadamente.

2) Caso o ramal esteja ocupado (você vai usar um GotoIf aqui), ao invés de usar o Dial normalmente, você vai usar a opção m:

exten => 200,n,Dial(SIP/200,60,m(toquediferente))

Esse parâmetro toquediferente é uma classe de música em espera definida no musiconhold.conf. Você vai gravar um áudio que contém o tom desejado e utilizar apenas este arquivo na nova classe de música em espera definida.

Não cheguei a testar e também não tenho 100% de certeza que vai funcionar. Mas já é um bom começo!

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP