[AsteriskBrasil] RES: Problemas VONO com Firewall

João Claudio F. Andrade ppro em terra.com.br
Sexta Fevereiro 13 02:53:45 BRST 2009

Eduardo,

sem o firewall, usando apenas o maskerade voce consegue se registrar?

alem disso, para servidores sip atras de nat, voce precisará dessas
configurações no seu sip.conf :

para ligações externas utilizando protocolo SIP e Nateamento, voce deverá
configurar o seu asterisk no arquivo sip.conf com as linhas:

nat=yes
externip=200.x.x.x
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0

Sendo que a variavel externip voce vai colocar o IP de internet que o seu
asterisk utiliza para sair e a localnet o range da sua rede local.

Agora se voce tem IP dinamico e utiliza um dyndns, utilize as linhas:

nat=yes
externhost=seuvoip.dyndns.org
externrefresh=60
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0

O externrefresh atualiza o sip a cada 60 segundos para caso o seu ip tenha
sido alterado no externhost ele seja atualizado.

atenciosamente,

Joao Claudio