[AsteriskBrasil] RES: Detectar sinal de ocupado nos ramais

Alan Pablo pablo em contacte.com.br
Sábado Fevereiro 14 10:44:48 BRST 2009

Altere o parâmetro Call Waiting Serv para no , ele fica logo abaixo do campo
de usuário e senha da sua conta sip.

Aqui resolveu.

Att;

Alan Pablo.

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Samuel
Peres
Enviada em: Wednesday, February 11, 2009 2:53 PM
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Detectar sinal de ocupado nos ramais

Prezados,

             Estou com o seguinte problema, quando disco de um ramal SIP
para outro ramal SIP que está ocupado eu não recebo o sinal de ocupado, fica
chamando até expirar o tempo que foi definido na minha extensão. No CLI do
asterisk não chega nenhum aviso referente a "Busy". Vi que existe uma opção
chamada "busydetect" para o zapata.conf e chan_dahdi.conf (esse que estou
usando aqui), mas percebi que não funciona para ramais SIP. Meus ramais são
todos PAP2 da LinkSys. O caminho para resolver esse problema seria usar
"DIALSTATUS na minha extensão? Alguém pode postar um exemplo se for isso?
Segue meu sip.conf resumido:

[general]
port=5060
bindaddr=192.168.50.1
srvlookup=yes
vmexten=*97
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
context=default
callerid=Unknown
notifyringing=yes
notifyhold=yes
limitonpeers=yes
tos_sip=cs3
tos_audio=ef
tos_video=af41

[1000]
type=friend
username=1000
secret=teste123
allow=ulaw
allow=alaw
host=dynamic
context=ramais
nat=no
callgroup=1
pickupgroup=1

Os outros ramais (1001, 1002 ... etc) estão configurados de forma idêntica
ao ramal 1000 visto acima. Segue meu extensions.conf

[ramais]
exten => _XXXX,1,Dial(SIP/${EXTEN},20)
exten => _XXXX,n,Hangup

Qualquer dica é bem vinda pessoal,