[AsteriskBrasil] SIP-T da Intelig

cooky em click21.com.br cooky em click21.com.br
Terça Fevereiro 17 17:30:06 BRT 2009

Daviramos,

Espero que te ajude:

a-)

MGCP é um padrão de facto e muito utilizado para comunicação entre SoftSwitches
e Media Gateways.
É importante lembrar, no entanto, que a comunicação entre Media Gateways, por
sua vez, é feita em geral por uma variação do SIP, conhecida como SIP-T.

Obs.: O texto acima foi tirado do link abaixo:
http://www.promon.com.br/portugues/noticias/download/VoIP_4Web.pdf

b-)

3G Américas:protocolo único para a família GSM
Tecnologia - Opinião Abalizada (OPAB)
por Equipe Thesis
30-Aug-2007
A 3G Americas, organização que representa a família GSM de tecnologias nas
Américas, divulgou hoje o white paper "Porque SIP-I? Mudança de Recomendação de
Protocolo Core para Operadoras GSM/UMTS". A recomendação da 3G é que a indústria
móvel, especialmente operadoras GSM/UMTS/LTE, adote um único protocolo de
controle de sessão para suportar a criação, modificação e terminação de sessões
de voz trafegando em pacotes nas atuais redes GSM/UMTS ou na futura LTE.

O controle de sessão se refere ao processo utilizado para criar, modificar e
terminar sessões de comunicação baseada em IP em vários formatos, entre os
quais comunicação de voz bidirecional, multimídia (texto, áudio ou vídeo),
conferência, mensagens instantâneas, aplicativos compartilhados e outros
serviços sob estudo, mas sem especificação completa. Essa função é efetuada
através de sinalização entre vários elementos de rede e terminais que utilizam
um protocolo de controle de sessão.

O mais popular entre os protocolos é o Session Initiation Protocol (SIP), porém
ele possui uma limitação de grande importância para qualquer operadora
GSM/UMTS. O SIP não oferece nenhum método de interagir com o PSTN porque não
foi criado com a intenção de ser totalmente compatível com mecanismos de
sinalização PSTN legados.

A recomendação desse white paper é baseada na análise e comparação de três
protocolos de controle de sessão que interagem com o PSTN: BICC, SIP-I e SIP-T.
BICC é o protocolo padrão atualmente incluído na arquitetura 3GPP Release 4, e
implementado em algumas redes hoje.   Mesmo assim, o BICC não é a melhor opção
para evolução contínua devido a sua limitação, e revisão de limitação futura,
para operação dentro de um contexto GSM/UMTS. O BICC não aborda domínios além
de GSM/UMTS como o LTE; assim, o protocolo não oferece o nível de flexibilidade
futura para desenvolvimento e evolução contínua que acompanharia o protocolo SIP
com variação de encapsulamento ISUP (ou seja, SIP-T ou SIP-I).

Obs.: O texto acima foi tirado do link abaixo:
http://www.e-thesis.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1840&Itemid=52

c-) Acesse o link abaixo, é bem interessante:
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialngnims2/pagina_3.asp

Sds,
Cooky