[AsteriskBrasil] Ligações de saída caindo

Samuel Peres samuel.peres em gmail.com
Quarta Fevereiro 18 11:39:43 BRT 2009

Saudações a todos da lista,

                          Estou com um problema bem chato aqui e pesquisando
no histórico da lista encontrei pessoas que passaram por situações
semelhantes, porém usavam ou usam ISDN. Tenho uma placa Digium TE122 +
módulo de cancelamento de eco ligada ao EI com sinalização MFC/R2 (estou
usando openr2) e todos meus ramais são LinkSys PAP2. Com as ligações de
entrada, que chegam da PSTN não tenho nenhum problema,  já as ligações que
faço para a rede pública depois de alguns minutos a ligação simplesmente
cai. Percebi que não existe um padrão, a ligação as vezes cai quando estou
há 15 minutos na linha e acontece de cair com 2, 4 ou 5 minutos.  Quando cai
não vejo erros no CLI do asterisk, por isso não consigo imaginar onde
estaria o problema, se é a placa TE122, se é nos ramais PAP2 ou se é no
astetisk, por isso estou recorrendo a lista. Quando usava o PABX analógico
não tinha problema, então acho difícil o problema ser na operadora. Segue as
minhas configurações:

*** chan_dahdi.conf

[channels]
usecallerid=yes
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=yes
echotrainning=yes
echocancelwhenbridged=yes
;busydetect=yes
;busycount=4

signalling=mfcr2
mfcr2_variant=br
mfcr2_get_ani_first=no
mfcr2_max_ani=10
mfcr2_max_dnis=4
mfcr2_category=national_subscriber
mfcr2_logdir=span1
mfcr2_logging=all
mfcr2_allow_collect_calls=no
mfcr2_double_answer=yes

group=1
callgroup=1
pickupgroup=1
callerid=asreceived
context=phones

channel => 1-15,17-31

*** /etc/dahdi/system.conf

loadzone=br
defaultzone=br
span=1,1,0,cas,hdb3
cas=1-15:1101
cas=17-31:1101
dchan=16

Já chequei o aterramento elétrico e está ok. Meu E1 está a uma distância de
aproximadamente 2,5 metros do servidor asterisk. Essa distância pode
influenciar em algo? O fato das ligações de saída caírem teria alguma
relação com meu dialplan?

Qualquer dica é bem vinda pessoal,

Obrigado!