[AsteriskBrasil] Eco na VB0408

eduardo eduardo em impactovoip.com.br
Quarta Janeiro 21 13:31:28 BRST 2009

DE UMA VERIFICADA NO SISTEMA DE ATERRAMENTO DO SERVIDOR. TRATA-SE DE UM DOS PRINCIPAIS VILÕES PARA SINTOMAS DE ECO E RUIDOS NA CHAMADA
  ----- Original Message -----
  From: Erick D. Santos
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Wednesday, January 21, 2009 12:58 PM
  Subject: [AsteriskBrasil] Eco na VB0408

  Olá pessoal, estou com um problema sério aqui, tenho uma Digivoice VB0408 com 4 canais que está me dando problema com eco, no início da ligação fica tudo OK, algum tempo depois começa a ter muito eco, quem está do outro lado da linha (tendo recebido ou feito a chamada) não ouve o eco.

  Constatei que o problema vem da placa porque quando fazemos ligações entre os ramais ou entre as filiais (entre servidores asterisk) não existe o problema do eco.

  No digivoice.conf já alterei o echocan para 5, mas não mudou nada.

  A seção [port_config] do meu digivoice.conf:

  [port_config]
  ; -> Exemplo de configuracao para placa FXO 8 canais/portas.
  signalling=fxo
  context=cham_externa
  language=pt_BR
  accountcode=
  musiconhold=
  tx_gain=-6
  rx_gain=0
  echocan=5
  echotraining=800
  callprogress=cp_default.cfg
  silence_threshold=-36
  relaxdtmf=1
  gen_dtmf=1
  gen_ringback=1
  gen_busy=1
  dtmf_to_asterisk=2
  faxdetection=1
  drop_tx_samples_factor=33
  wait_dialtone=1
  dialtone_timeout=3000
  ports=>1-4

  O meu server é um Dell PowerEdge 840 com 8G de memória e Xeon X3220 QuadCore 2.4GHz, portanto não creio que o problema possa vir da capacidade do servidor.

  Alguém tem alguma sugestão?

  Desde já agradeço!

  Erick Delgado

  __________ Informação do NOD32 IMON 3785 (20090121) __________

  http://www.eset.com.br

  Openmoko Freerunner, primeiro telefone open source, disponível no Brasil rodando o Android da Google.
  http://www.neodroid.com

  http://www.voipmania.com.br