[AsteriskBrasil] Res: Eco na VB0408

Marcus Vinicius marc_mcs10 em yahoo.com.br
Sexta Janeiro 23 09:10:34 BRST 2009

Bom dia,

O tratamento de eco na digivoice realmente é bem dificil de lidar e configurar, na minha opinião.
eu testaria alterações nas diretivas:

tx_gain = -6
rx_gain = 0
echocan=1
echotraining=400

principalmente na echocan

não adianta configurar um echocan alto demais pois vc pode até gerar mais eco do que a linha possui.
Já tive clientes que configurando echocan=0 solucionou o problema pois a linha não tinha praticamente eco nenhum.
já em outros foi melhor echocan=3.
varia muito de ambiente para ambiente.

a vantagem da khomp é que o cancelamento de eco cancela o que tiver, independente de quantos ms de eco a linha gera.
eu nunca precisei mudar nenhuma configuração para cancelar eco na khomp.
Só que o preço da placa talvez não valha a pena.

abçs

--
Marcus Vinícius.