[AsteriskBrasil] Eco na VB0408

Emerson Melo esm2703 em hotmail.com
Sexta Janeiro 23 18:04:19 BRST 2009

Olá Erick,

          Espero que resolva o problema de eco com a Digivoice, agora na minha opinião não existe outra placa melhor do que Khomp, tem cancelador de Eco direto na placa, e também vem pré-configurada para links R2, é muito menos trabalho. Alguns podem avaliar a questão de preço, mas na relação custo benefício, vale a pena. Imagine .. o seu cliente um Call center por exemplo .. com eco nas ligações todo dia ... quantas chamadas perdidas ??  Quantoisso custa para o seu cliente ???   É algo a se pensar ..

Valeu..
Boa Sorte.

Date: Wed, 21 Jan 2009 12:58:05 -0200From: erick_delgado em dnet.com.brTo: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.orgSubject: [AsteriskBrasil] Eco na VB0408

Olá pessoal, estou com um problema sério aqui, tenho uma Digivoice VB0408 com 4 canais que está me dando problema com eco, no início da ligação fica tudo OK, algum tempo depois começa a ter muito eco, quem está do outro lado da linha (tendo recebido ou feito a chamada) não ouve o eco.Constatei que o problema vem da placa porque quando fazemos ligações entre os ramais ou entre as filiais (entre servidores asterisk) não existe o problema do eco.No digivoice.conf já alterei o echocan para 5, mas não mudou nada.A seção [port_config] do meu digivoice.conf:[port_config]; -> Exemplo de configuracao para placa FXO 8 canais/portas.signalling=fxocontext=cham_externalanguage=pt_BRaccountcode=musiconhold=tx_gain=-6rx_gain=0echocan=5echotraining=800callprogress=cp_default.cfgsilence_threshold=-36relaxdtmf=1gen_dtmf=1gen_ringback=1gen_busy=1dtmf_to_asterisk=2faxdetection=1drop_tx_samples_factor=33wait_dialtone=1dialtone_timeout=3000ports=>1-4O meu server é um Dell PowerEdge 840 com 8G de memória e Xeon X3220 QuadCore 2.4GHz, portanto não creio que o problema possa vir da capacidade do servidor.Alguém tem alguma sugestão?Desde já agradeço!

Erick Delgado