[AsteriskBrasil] 2 TrixBox ligados em conjunto

Sergio Jungers sergio em jungers.com.br
Segunda Julho 6 15:51:46 BRT 2009

Boa tarde,

Sim, é possível interligar 2 asterisks. Você pode fazer isso de 2 formas
(talvez até mais):

- criando um canal SIP ou IAX2 (ou até mesmo h323) entre eles e roteando
os ramais de um para o outro "na unha".

- usar Dundi para que eles saibam qual ramal está em qual asterisk.

Pelo que vi do cenário do problema (corrija-me se eu estiver enganado),
também é possível fazer tudo em um servidor apenas (e, ao que me parece,
de forma muito mais simples): setar (no extensions.conf) os [contexts]
de forma que cada grupo utilize seus próprios recursos (e alocar os
ramais nesses grupos/contexts). Envolveria menos treinamento, pois a
forma de discagem seria exatamente a mesma. Muito menor custo (apenas um
servidor necessário).

Espero ter ajudado.

[]s

Sérgio