[AsteriskBrasil] Asterisk como Gatekeeper.

Edson Gellert Schubert egschubert em gmail.com
Terça Julho 7 10:12:57 BRT 2009

De forma simples e direta:

Terminal => telefone (software ou hardware);
Gateway => terminação (conversão analógico, digital);
Gatekeeper => roteamento e controles (AAA se programado) com diversos
front-end;
Softswitch => combinação de GK, Proxy, PaBX, etc... equivale a uma
central de transito turbinada;
SIP-Proxy => roteador de mensagens SIP;
SIP-Registar => controlador de registros (Autenticacao)
IP-PBX => Asterisk;
IPIPGW => B2BUA com suporte a SIP e/ou H323 e/ou ....
MediaProxy => Proxy de mídia (RTP - voz e/ou vídeo)
MediaConverter => B2BUA com capacidade de conversor de codecs

Acho que é isto... se esqueci de algum importante, acrescentem.

Edson.