[AsteriskBrasil] Modem 3G

Rudá Porto Filgueiras rudazz em gmail.com
Quinta Julho 9 17:36:26 BRT 2009

2009/7/6 Rodrigo Reis <rodrigo em facilinformatica.com.br>:
> Até que o celular já possuímos.
> A principal vantagem do modem é que eles conectam via VPN na nossa rede e
> acessam recursos internos, como chat, e-mail, etc...
> Não queremos deixar o modem e o celular devido ao custo mensal.

Mas a conexão é feita via VPN? Sabe que ela adiciona latência também.
Além disso, é importante a marcação dos pacotes com QOS.

Eu testei num Claro 3G em SP e Porto Alegre usando o SoftPhone Ekiga e
o codec ILBC e ficou bem razoável a latência e sem cortes.

Os clientes VOIP são Smartphones ou Notebooks?

--
Rudá Porto Filgueiras
http://python-blog.blogspot.com