[AsteriskBrasil] RES: Substituição de um PABX Convencional por um PBX IP com Asterisk

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quinta Julho 16 15:45:21 BRT 2009

O problema todo se resume a processamento. Se você não pretende fazer transcoding, o uso de CPU do processo do Asterisk é mínimo.

Em laboratório já consegui fazer uma conferência (MeetMe) com 350 usuários usando um simplório HP Proliant ML110, aproximadamente 80% de uso das CPUs. E isso que MeetMe utiliza muito mais processamento que uma chamada convencional.

O negócio é colocar a máquina na bancada e rodar uns stress tests antes de colocar ela em produção. Existe um software chamado sipp que gera tráfego SIP, inclusive com mídia RTP.

Veja só algumas informações interessantes sobre um servidor de um cliente meu:

svoip01:~# asterisk -rx "sip show peers"
.
.
.
198 sip peers [Monitored: 119 online, 78 offline Unmonitored: 1 online, 0 offline]

svoip01:~# asterisk -rx "zap show channels"
   Chan Extension  Context         Language   MOH Interpret
 pseudo            celf            pt_BR      default
      1            e1-embratel     pt_BR      default
      2            e1-embratel     pt_BR      default
      3            e1-embratel     pt_BR      default
.
.
.
    241            celf            pt_BR      default
    243            celf            pt_BR      default
    244            celf            pt_BR      default

Ou seja, são 4 portas E1 (2 em uso efetivo), 198 ramais SIP (entre softphones e telefones IP Polycom) e 130 portas analógicas (114 FXS e 16 FXO, todas utilizando Astribanks da Xorcom). A máquina é um Dell PowerEdge 860 (Pentium D 2.8GHz, 2GB de RAM). A utilização de CPU teve seu pico em 27% segundo o MRTG, durante um pico de 19 chamadas simultâneas (a média é 6). O MRTG está na sua configuração padrão, coletando dados a cada 5 minutos.

Nesse caso, onde o cliente utiliza o Asterisk como o seu PBX, o número de chamadas simultânas não é muito grande. Já para um call center a coisa muda totalmente de figura. O que eu quis demonstrar aqui com alguns dados coletados do "mundo real" é que o Asterisk em si não exige muitos recursos de CPU, exceto no caso de transcoding. O que vai consumir mais recursos são os outros processos, como banco de dados, AGIs, etc. Vale lembrar que essa máquina roda além do Asterisk o Apache2+PHP5, MySQL5 e alguns AGIs escritos em PHP.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP