[AsteriskBrasil] Asterisk X FreePBX

Juda BenHur judabenhur em hotmail.com
Quinta Julho 30 02:53:30 BRT 2009

Pessoal,

Tenho o servidor Asterisk. 1.4, instalado a partir do CD Centos (FreePBX).

Há algum tempo atrás, encaminhei essa questão eobtive apenas uma única
resposta, dizendo que eu deveria utilizar os arquivos "custom.conf" .

Hoje, voltei a deparar com esse mesmo problema e, pesquisando os tais
arquivos "custom.conf", fiquei mais confuso ainda. Não consegui identificar
onde os arquivos "custom.conf" guardam as configurações, quando é executado
o comando 'reload' pela interface gráfica.

Bem, tenho a seguinte situacao, com duas cenas:

1a cena:
- Realizar alteracao diretamente nos arquivos, carregando as novas
configuracoes pelo console do Asterisk ( CLI> ), apos o "reload", as
alteracoes passam a funcionar;

2a cena:
- Realizar alteracao pela interface grafica. Apos alterar e  ao realizar
alguma outra alteracao pela interface grafica, e clicar em "Apply
Configuration Changes", o conteudo do arquivo alterado, nao contempla as
alteracoes realizadas anteriormente, conforme a 1a cena.

Na prática, usando o meu cenário como exemplo, eu altero o arquivo
"extensions_additional.conf" onde tenho as configurações de grupos, filas,
ivr e, via linha de comando no asterisk, executo "extensions reload".
Contudo, ao realizar alguma alteração (exemplo, criar um novo ramal) pela
interface gráfica do FreePBX, as configurações no mesmo arquivo que alterei
("extensions_additional.conf"), retornam como se não tivesse sido realizado
nenhuma alteração pela linha de comando.

Alguem ja passou por isso?

Como resolver essa situacao, haja visto que algumas alteracoes sao mais
rapidas e mais simples quando realizadas diretamente no arquivo ???

Grato pela ajuda!

Juda Benhur.

Openmoko Freerunner, primeiro telefone open source, disponível no Brasil
rodando o Android da Google.
http://www.neodroid.com

http://www.voipmania.com.br

rede Freenode.net: #asterisk-br